A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, está a levar até às escolas uma atividade destinada a dar a conhecer os diferentes tipos de sementes às crianças.

A atividade “conhecer as sementes” é dividida em duas partes: primeiro, uma exposição teórica do ciclo de vida de uma planta, para se compreender em que fase acontece a formação da semente, entender que a semente de uma planta germina em um local adequado, e desenvolve as raízes, o caule e as folhas, transformando-se em uma jovem planta. Reconhecer a variedade de sementes quanto ao tamanho, forma e cor e corresponder as sementes com as imagens  das variadas espécies vegetais, cereais e frutos que habitualmente consumimos, são ainda objetivos deste enquadramento teórico.

A segunda parte da atividade é prática e consiste em executar com as crianças uma sementeira, seguindo os passos fundamentais para que a semente possa germinar.

Estas atividades já iniciaram e decorrem até março. O objetivo geral da atividade é introduzir o tema do desenvolvimento das plantas que faz parte do plano curricular do 3º ano de escolaridade.

Os objetivos específicos desta ação são perceber o ciclo das plantas e reconhecer em que fase se forma a semente; compreender o processo de germinação; identificar variedades de sementes com tamanho, forma e cor diferentes; e ter uma noção básica do processo de sementeira.

De lembrar que o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos tem como um dos objetivos a educação e sensibilização ambiental dos cidadãos e das cidadãs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here